AGÊNCIAS DE VIAGENSALBERGUES E HOSTELSBARCOS HOTELBARESBUSINESS HOTELCAMPINGSFLATSHOTÉISHOTÉIS FAZENDA
LOCADORA DE VEÍCULOSPARQUES TEMÁTICOS E DE DIVERSÕESPASSEIOSPESQUEIROSPOUSADASRESORTSRESTAURANTESSPATHERMAS
Programe sua viagem Notícias Turista na rede Vai Viajar? Veja a previsão do tempo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

   

A região da Serra da Mantiqueira, que em tupi-guarani significa “montanha que chora”, é rica em atrativos naturais e diversidades culturais, proporcionando momentos raros e preciosos de paz, contemplação e conhecimento. Montanhas e rios. Passeios e aventura. Ecoturismo. Beleza e natureza. Na cultura, riquezas.


O Circuito Mantiqueira é composto pelas cidades de Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos), situadas no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, na divisa dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O Circuito é prazeroso e agradável. O cheiro da relva, o contraste das cores, o verde das matas e o azul do céu, a possibilidade de estar ao léu, sentindo o vento ao relento.

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, sedia o Festival Internacional de Inverno, no qual a música erudita toma conta da alma, em perfeita sinfonia com a natureza. Alta gastronomia, clima de montanha e cultura rica e variada.

A pequena Monteiro Lobato serviu de inspiração para que o escritor e jornalista, de mesmo nome, escrevesse algumas de suas mais importantes obras literárias, como “Saci-Pererê”.


Pindamonhangaba é rica em construções e arquiteturas coloniais, trazendo a história com gosto e prazer. A beleza dos casarões e das fazendas pode ser apreciada em um passeio de trem, que atinge, em seguida, o ponto ferroviário mais alto do Brasil, na Estação Eugênio Lefèvre, a 4 km de Santo Antonio do Pinhal — cidade que ficou conhecida por suas águas terapêuticas.


Em Piquete, fica o segundo pico mais alto do Brasil, o Pico dos Marins, que atrai uma gama de turistas de todas as regiões, em busca de aventura e da belíssima paisagem.

São Bento do Sapucaí traz a serenidade e a tranquilidade de quem busca suas raízes. As trilhas e as cachoeiras convidam a um passeio e a cultura local é vasta.

Com suas ruas largas e arborizadas, São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, proporciona a alegria e a calma que o morador da cidade grande não encontra e de que tanto necessita. O coreto e o parque na praça são puro charme. Aliada a aspectos da natureza, é a região perfeita para descansar, namorar, tomar um banho relaxante de ervas, conhecer e aprender com a cultura variada e sua riqueza.   

A região da Serra da Mantiqueira é farta e variada em belezas naturais e elementos culturais das mais variadas formas, cores e sabores. O céu em tons de azul, o verde das matas, as árvores frondosas e suntuosas exalam o aroma do verde das folhas e das flores na primavera. A serra tem cheiro de orvalho, vale desfrutar a pureza do ar. É possível ouvir o canto dos pássaros, mas não estranhe um canto mais perto: talvez um esquilo esperto esteja com os vidros abertos.

A zona rural retoma o tempo do café e do ciclo do ouro. Plantações e riquezas, do solo, da terra e da natureza. A cultura se manifesta popular ou artisticamente: música, danças, artesanato, viola e caipira. Casarões com arquitetura colonial enriquecem a cultura local.

É uma região perfeita para o ecoturismo, segmento da atividade turística que usa de modo sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação e a formação de uma consciência ambiental por meio da interpretação do ambiente e por meio da promoção do bem-estar das populações — de acordo com o Ministério do Turismo.

O clima ameno, de montanhas nas cidades mais altas e tropicais nas cidades ao pé da serra, faz bem à saúde. Um passeio de rapel, tirolesa, arvorismo e cavalgadas. Ao pé da serra ou nas montanhas, a aventura das alturas. Picos e escaladas. Trilhas pelas matas. O clima é perfeito para o voo livre, asa deltas e parapentes sobrevoando a serra.

Rica como a natureza e a aventura, só mesmo a cultura: manifestações populares e culturais singulares, cultura de raiz, tradições passadas de gerações e que encantam multidões. Danças e vestes. Música variada, da caipira à invocada.

O Festival Internacional de música erudita acontece na região, na cidade de Campos do Jordão. No mesmo local, há um museu ao ar livre, onde se pode observar a arte semiabstrata em harmonia com a natureza. É um cenário de imensa beleza.

Em São Bento do Sapucaí, temos o turismo de aventura. A Pedra do Baú, uma formação rochosa composta por três rochas, é um convite a escadas ou escaladas. Cidade rica em manifestações culturais, é famosa por seus carnavais.
Santo Antônio tem as fontes e o Pico Agudo que atrai turistas aos montes.

Em Piquete, temos uma história viva: ao pé da serra, a indústria bélica se instalou.

Pindamonhangaba, com sua cultura arquitetônica, possui belos casarões em estilo colonial. Há também plantações e fazendas, arado e sementes.

Monteiro Lobato é famosa pelo seu artesanato — cultura latente que conta a história daquela gente.

Em São Francisco Xavier, as manifestações religiosas agregam e desenham parte da cultura do povo paulista e mineiro que se mistura: tropeiros, viajantes e aventureiros. A cultura e a natureza mesclam riquezas e belezas.

   
       
       
São Francisco Xavier
   
Prefeitura de São José dos Campos
Monteiro Lobato
   
Prefeitura de Monteiro Lobato
Santo Antônio do Pinhal
   
Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal
São Bento do Sapucaí
   
Prefeitura de São Bento do Sapucaí
Campos do Jordão
   
Prefeitura de Campos do Jordão
Pindamonhangaba
   
Prefeitura de Pindamonhangaba
Piquete
   
Prefeitura de Piquete
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hotéis    Hotéis fazenda    Pousadas    Camping      Restaurantes   Agências de Viagem     Aventura e Passeios
Na praia    No campo   Na fazenda   Na montanha     Na cachoeira     Na cidade
Empresa   Entre em contato
  © 2008 Turista na Rede. Todos os direitos reservados.