AGÊNCIAS DE VIAGENSALBERGUES E HOSTELSBARCOS HOTELBARESBUSINESS HOTELCAMPINGSFLATSHOTÉISHOTÉIS FAZENDA
LOCADORA DE VEÍCULOSPARQUES TEMÁTICOS E DE DIVERSÕESPASSEIOSPESQUEIROSPOUSADASRESORTSRESTAURANTESSPATHERMAS
Programe sua viagem Notícias Turista na rede Vai Viajar? Veja a previsão do tempo
   

 

SÃO FRANCISCO XAVIER (DISTRITO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS) – Com apenas 6.890 habitantes, em uma área de 322 km², o distrito que ocupa 30% da cidade de São José dos Campos é cercado de montanhas e campos, local perfeito para caminhadas, descanso e lazer.

Uma capela foi construída pelos escravos que trouxeram do Rio de Janeiro uma imagem de São Francisco Xavier. Ali os tropeiros que vinham de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, e vice-versa, paravam e faziam suas preces. Algumas famílias resolveram parar e plantar em um pedaço de chão, fixando moradia.

Começando como um vilarejo, com dez casas de pau-a-pique, uma escola primária, um armazém, uma farmácia e seis curandeiros que tratavam os males das pessoas, as ruas eram enfeitadas por tochas de bambu com querosene, que eram acesas às 18h e apagadas às 22h. Foi refúgio estratégico dos paulistas durante as Revoluções de 1930 e 1932. O coreto, construído na praça em 1985, empresta charme e beleza ao centro da cidade, com suas ruas largas e arborizadas.

Distrito de São José dos Campos — polo de empresas de alta tecnologia —, São Francisco, com suas árvores e montanhas, surpreende e encanta. Com vocação para o descanso e a contemplação, estima-se que haja, em média, 300 aves na região, fato este citado em publicação internacional, na qual constam as aves em extinção no mundo. A Fazenda Mandala, uma reserva de desenvolvimento sustentável, foi a primeira a realizar esse tipo de estudo na área e levantou, na primeira fase do projeto, 213 espécies de pássaros.

Com clima restaurador e tonificante, proporciona boas condições de saúde e ânimo. Conta com variadas pousadas e estalagens, totalizando aproximadamente 180 leitos. Os pesqueiros são opção garantida de lazer e diversão, aproveitando-se da excelente qualidade da água na região.

Com clima de montanha, 97% do distrito são considerados área de proteção ambiental federal, remanescentes da mata atlântica original, que cobria toda a Serra da Mantiqueira.

O distrito apresenta grande potencial para o turismo ecológico, de aventura e rural. Os banhos relaxantes e terapêuticos oferecidos em algumas pousadas da região complementam o misticismo e a peculiaridade do local. Uma paz sem igual.

MAPA

 

Como Chgar

TODOS OS ESTABELECIMENTOS


 


 


 

   
       
  
  
  
  
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
   
Hotéis    Hotéis fazenda    Pousadas    Camping      Restaurantes   Agências de Viagem     Aventura e Passeios
Na praia    No campo   Na fazenda   Na montanha     Na cachoeira     Na cidade
Empresa   Entre em contato
  © 2008 Turista na Rede. Todos os direitos reservados.