AGÊNCIAS DE VIAGENSALBERGUES E HOSTELSBARCOS HOTELBARESBUSINESS HOTELCAMPINGSFLATSHOTÉISHOTÉIS FAZENDA
LOCADORA DE VEÍCULOSPARQUES TEMÁTICOS E DE DIVERSÕESPASSEIOSPESQUEIROSPOUSADASRESORTSRESTAURANTESSPATHERMAS
Programe sua viagem Notícias Turista na rede Vai Viajar? Veja a previsão do tempo
Circuito Mantiqueira
   

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL – O desbravamento da cidade foi feito por Gaspar Vaz da Cunha, o Oyaguara, que estabeleceu fazenda de criação de gado na região.  Antônio Joaquim de Oliveira construiu entre os pinheirais de sua propriedade, em 1860, uma capela consagrada a Santo Antônio de Pádua.  Surgiu então a sugestão para o nome de Vila de Santo Antônio do Pinhal.      

A cidade de 1.143 metros de altitude foi considerada município apenas em 1959, e estância climática em 1967. A colonização estabeleceu-se com paulistas do Vale do Paraíba e Sul Mineiros.  Os mineiros, em sua maioria, partiram para Itajubá — na época Itagiba — em busca das minas de ouro. A colonização foi feita pelos paulistas. Os mineiros retornaram após desistirem da possibilidade de encontrar ouro. Chegaram à conclusão de que a terra fértil, o clima agradável e a água salubre poderiam proporcionar excelentes qualidades de vida a suas famílias.


O ar puro da bucólica cidadezinha, encravada nas montanhas da Mantiqueira, regenera e revigora. Um passeio pelas ruas ao encontro da música raiz nas praças proporciona paz. Sons de sanfonas, violões e violas misturam-se ao canto dos pássaros. As fontes de Santo Antônio do Pinhal atraem visitantes e suas águas puras são reconhecidas por suas propriedades terapêuticas.

O artesanato, aliado à sustentabilidade, tem na madeira, na palha e no bambu os seus destaques. Fibras e sementes são utilizadas em peças decorativas. Orquídeas, frutas, verduras e mel enriquecem a região. No Pico Agudo, com altitude de 1.634 metros, a visão de 360 graus é um espetáculo à parte.

A prática de voo-livre faz com que as emoções se libertem, e estar em sintonia com os pássaros já não é mais uma questão apenas de ouvi-los. Na estação Eugênio Lefèvre, a apenas 4 km do centro da cidade, fica a parada do trem que faz o trajeto Campos do Jordão – Pindamonhangaba, e vice-versa. Charme e beleza aliados aos encantos da natureza: imensa riqueza.

MAPA

Como Chegar

TODOS OS ESTABELECIMENTOS

 

 

   
       
   
SITIO MATÃO POUSADA
   
Albergue do Pelegrino
Quinta dos Pinhais
   
Estrela da Serra
   
   
   
   
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

Hotéis    Hotéis fazenda    Pousadas    Camping      Restaurantes   Agências de Viagem     Aventura e Passeios
Na praia    No campo   Na fazenda   Na montanha     Na cachoeira     Na cidade
Empresa   Entre em contato
  © 2008 Turista na Rede. Todos os direitos reservados.